Google

sábado, 9 de junho de 2012

The Who Sell Out | The Who (1967)


Nos anos 60, a grande maioria das emissoras de rádio da Inglaterra eram comandadas pela BBC - British Broadcasting Corporation. Foi então que surgiu a Radio London, uma rádio pirata com escritórios no West End e que transmitia a partir de um barco que circulava ora no Tâmisa, ora no Mar do Norte, fora da jurisdição da BBC. A rádio acabou se tornando a maior divulgadora das bandas inglesas, e há quem acredite que sem ela o rock britânico não existiria.

Foi na Radio London que o The Who se inspirou para criar The Who Sell Out, seu terceiro disco. A banda já vinha de algumas experimentações com a música psicodélica, e resolveu fazer um álbum mais conceitual, intercalando canções não relacionadas com anúncios falsos e jingles, para que o ouvinte realmente pudesse ter a sensação de escutar uma transmissão da rádio pirata..

Embora tenha sido ofuscado pelo sucesso de Tommy, disco seguinte do The Who, The Who Sell Out permanece como um dos discos favoritos dos fãs da banda, e ocupa o 113o. lugar na lista dos Melhores Discos de Todos os Tempos da revista Rolling Stone.


Contracapa de The Who Sell Out


O livro diz que:
The Who Sell Out apresenta uma leitura satírica da relação entre música e propaganda. Townshend concebeu o álbum como uma transmissão de uma falsa rádio pirata, intercalando as faixas de músicas com comerciais fictícios. Esses jingles ainda mantêm seu apelo, embora o tempo tenha passado antes que a ideia pudesse ser totalmente compreendida.




Concluindo
Acho que a genialidade de The Who Sell Out já começa na capa do disco, uma sátira genial a comerciais da época (e que rendeu processos à banda, assim como alguns dos jingles inseridos no disco, que foram usados sem autorização dos autores). O The Who já vinha gravando alguns comerciais, e acho que mais do que criticar de maneira divertida a sociedade cada vez mais consumista da época, a banda soube rir de si mesma.

O disco começa com a sensacional "Armenina City In The Sky", e termina com a miniópera "Rael", que abriria o caminho para Tommy. Entre uma e outra, estão as excelentes "Mary With The Shaky Hand", permeada por referências latinas, "Our Love Was" e "I Can See For Miles", na minha opinião a melhor faixa do disco, e um dos maiores sucessos da banda.

The Who Sell Out realmente soa como uma transmissão de rádio: são músicas completamente desconexas, unidas por jingles ou spots engraçadinhos. O bom humor e a espontaneidade da banda são o forte do disco, o que faz com que ele seja um disco leve, gostoso de se ouvir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário