Google

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Groovin' | The Young Rascals (1967)



Nos anos 60, Eddie Brigati (vocal), Felix Cavaliere (teclado, vocal), Gene Cornish (guitarra) e Dino Danelli (bateria) formaram a banda The Young Rascals na cidade de Garfield, New Jersey. Nas palavras de Cavaliere, o conceito da banda era o seguinte:

          "A voz do Marvin Gaye, o piano do Ray Charles, o órgão do Jimmy Smith, a produção do Phil Spector e letras como as dos Beatles - junte tudo isso e você vai chegar ao que eu queria fazer."

Foi seguindo esse conceito que os Rascals acabaram por ficar conhecidos como uma banda de blue-eyed soul (algo como "soul de olhos azuis), já que seu som tinha raízes no soul e no R&B. O grupo não levava este título a sério. Gene Cornish disse o seguinte sobre o assunto:

          "O mais legal da música nos anos 60 é que as pessoas estavam descobrindo que a cor não era uma barreira neste negócio. Nós éramos respeitados pelos grupos negros que amávamos tanto quanto nós os respeitávamos."

Groovin' é o terceiro disco da banda, e o último sob o nome de The Young Rascals - a partir de 1968, passaram a se chamar apenas The Rascals. O álbum chegou ao Top 5 da revista Billboard e até hoje é considerado o melhor disco do grupo.


O livro diz que:
O álbum se origina do single homônimo, com sabor de verão, que deu ao grupo seu maior sucesso na Inglaterra (oitavo lugar nas paradas), e encorajou a Atlantic Records a fazer espuma no lançamento do LP. De fato, a faixa-título funciona como um ponto brilhante que cega as demais preciosidades oferecidas no disco.




Concluindo
Olha... Gostei bastante de Groovin'. É um álbum leve, gostosinho de ouvir, recheado de boas performances. O som da banda, embora possa soar despretensioso, não é: eles misturam diversas referências musicais além do R&B e do Soul. 

Em "Girl Like You", os Rascals mergulham de cabeça no soul, que depois aparece numa boa mistura com o rock em "You Better Run". A banda parte pro psicodélico em "Find Somebody" e "Sueño", esta última com uma pegada latina de leve. E o disco ainda conta com uma chanson francesa em "How Can I Be Sure" e até gospel em "A Place In The Sun". Mas a melhor faixa é mesmo "Groovin'", que te transporta imediatamente pra um dia de verão daqueles bem ensolarados, com direito à piscina e mojitos.

Falando assim, pode até parecer que o Groovin' é uma  mistureba sem pé nem cabeça, mas não é bem assim. O disco fica redondinho, e muito bom. Vale a pena ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário