Google

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Goodbye And Hello | Tim Buckley (1967)



Timothy Charles Buckley III aprendeu sozinho a cantar e a tocar banjo. Na adolescência, formou uma banda com os amigos do colégio, com quem começou a se apresentar em bares da região onde morava. Um belo dia, foi visto pelo empresário de Frank Zappa. E assim começava a promissora carreira de Tim Buckley.

Em 1966 estreou em gravações, com o disco predominantemente folk Tim Buckley. Com o passar do tempo, Buckley mudou consideravelmente seu estilo, e incorporou jazz, psicodelia, funk e soul à sua música.

Goodbye And Hello é seu segundo álbum. Conta com uma mistura de poesia e música com variações de timing, e foi tido como ambicioso para um garoto de 20 anos. Embora tenha recebido ótimas críticas, o disco não foi bem nas vendas e não passou do 171o lugar na parada americana.


O livro diz que:
Influenciado por Sgt. Pepper, dos Beatles, Goodbye And Hello é uma obra-prima do barroco psicodélico. Uma atmosfera densa e explosiva permeia "No Man Can Find The War", uma crônica da Guerra do Vietnã que faz parte do grupo de cinco músicas escritas em parceria com Larry Beckett, seu colega de escola. A bruxuleante "Hallucinations" e a circense "Carnival Song" evocam o passado, enquanto a faixa-título flutua entre duas melodias contrastantes e tem um quê de medieval.




Concluindo
Volte ao começo deste post e veja a foto da capa do disco. Veja também a foto acima. Agora me diga se Tim Buckley, em 1967, não tinha total cara de menino? Sim, menino no sentido de novinho mesmo. Nada mais normal, já que ele tinha então apenas 20 anos.

Acontece que ouvindo Goodbye And Hello sem saber quem é o homem por trás do disco, eu sou capaz de apostar que você jamais imaginaria que o tal Tim Buckley é o garoto dessas fotos. Porque, sinceramente, a primeira coisa que me veio a cabeça quando descobri que ele tinha apenas vinte aninhos quando esse álbum foi lançado foi: "Mas esse disco é muito maduro pra um garoto dessa idade!". E é mesmo!

Goodbye And Hello é um disco denso e intenso. De uma musicalidade incrível, Buckley incorpora o trovadorismo ao folk. Dizem que ele até tentava realmente soar como um trovador quando gravou suas primeiras músicas em 1966, e eu acho que ele foi bem sucedido na missão. O estilo de compor e cantar de Buckley é forte, impactante, toca fundo mesmo (sem trocadilhos infames, por favor!).

Poderia escrever aqui um pouquinho sobre cada uma das faixas, visto que todas são ótimas. Mas a que mais mexeu comigo foi, sem sombra de dúvida, "I Never Asked To Be Your Mountain". Buckley fez essa música com a esposa, Mary, e o filho, Jeff (Sim, Jeff Buckley, o próprio!) em mente. Ele andava meio afastado dos dois na época, e a música é uma espécie de justificativa para o seu comportamento. E a maneira como ele se justifica, como tenta se explicar e, de uma certa forma, até pedir perdão, é absurdamente comovente. E linda. Linda, linda, linda.

Goodbye And Hello é mais uma das boas surpresas que este desafio me trouxe. Com certeza vou procurar mais discos do Tim Buckley pra ouvir. Uma pena que uma overdose o tenha levado tão cedo, aos 28 anos, em 1975.


Nenhum comentário:

Postar um comentário