Google

quarta-feira, 21 de março de 2012

Safe As Milk | Captain Beefheart And His Magic Band (1967)



Don Van Vilet era um cantor, mas também tocava harmônica e, às vezes, tocava sax de uma maneira totalmente sem didática, num estilo free jazz. Era também amigo de infância de Frank Zappa. Conhecido como Captain Beefheart, se uniu a então recém-formada banda Magic Band, e logo assumiu a liderança do grupo, que tinha suas raízes no blues e no rock.

Safe As Milk é o álbum de estreia da banda, e conta com a participação do lendário guitarrista Ry Cooder, então com 20 anos de idade.


O livro diz que:
Talvez o ar comportado que o Capitão e dua tripulação apresentam na capa não pareça revolucionário hoje, mas, em 1965 e 1966, enquanto o R&B inglês era a tendência musical do underground nos Estados Unidos, e os Beatles e o selo de música negra Tamla mandavam nas rádios, Safe As Milk era um must para os amantes da música experimental.

Don Van Vilet, a.k.a. Captain Beefheart


Concluindo
Eu tenho um certo receio desta palavra "experimental". É muito fácil classificar como experimental aquilo que é novo, ou inovador. Criar não deixa de ser uma forma de experimentar, eu sei. Mas aí a gente acaba jogando tudo num mesmo balaio com um rótulo de experimental, e talvez não seja bem assim. 

Não sei se "experimental" é bem a palavra pra descrever Safe As Milk. Freak Out!, pra mim, é um disco experimental. Já em Safe As Milk, eu achei as referências da banda tão, tão claras que não sei se dá pra encarar isso como experimentalismo. Você ouve rock, folk, blues e soul de uma maneira muito clara no disco, mesmo que, de certa forma, com uma roupagem nova. O que não desqualifica o álbum de forma alguma. Achei Safe As Milk um disco bem legal.

E qual não foi minha surpresa quando, no final das minhas pesquisas pra escrever o post, eu descobri que sim, já tinha ouvido falar desse disco? Adivinha onde?



Nenhum comentário:

Postar um comentário