Google

segunda-feira, 19 de março de 2012

Buffalo Springfield Again | Buffalo Springfield (1967)



Talvez em algum filme em que a estória aconteça na década de 60 (um deles é Forrest Gump), você já tenha ouvido esta música:





"For What It's Worth" foi o hit com o qual a banda Buffalo Springfield estourou no final dos anos 60. O single vendeu milhões de cópias e se transformou em uma espécie de hino daquela época conturbada.

Formado em 1966, o Buffalo Springfield teve grande sucesso com sua mistura de country, rock e folk num som próprio. No entanto, devido a brigas internas, problemas com drogas e diversas mudanças de line-up, a vida do grupo foi curto, e menos de dois anos depois de seu surgimento, a banda já estava separada. Mesmo com uma vida tão curta, foi uma das maiores influências de seu tempo. Entre os músicos da banda estavam Neil Young e Stephen Stills, que mais tarde formariam o grupo Crosby, Stills, Nash & Young.

Buffalo Springfield Again é o segundo disco de estúdio da banda. Dizem que as gravações do álbum foram conturbadas, pois Neil Young estava quase sempre ausente e, além disso, o grupo tinha problemas para manter um baixista permantente (Bruce Palmer, o primeiro baixista da banda, passou a maior parte das sessões de gravação detido por problemas com drogas). Mesmo com estes problemas, o disco é considerado por muitos como o melhor da banda, e ocupa o 188° lugar na lista dos 500 Melhores Discos de Todos os Tempos da revista Rolling Stone.

O livro diz que:
A combinação das raízes folk-rock e country do Springfield com um rock mais pesado seria de grande influência para a próxima geração de grupos de rock da Costa Oeste - mais especificamente os Eagles.




Concluindo
Acho bacana como a banda mistura diversas referências musicais como o rock, o folk, o country, o jazz e o soul num mesmo disco sem perder sua identidade. Por mais que viajem em diversos gêneros, o toque da banda está sempre presente, e este é o grande diferencial deles.

O disco começa com a ótima e incendiária "Mr. Soul". Depois fica um pouco mais calmo, com a quase totalmente country "A Child's Claim To Fame" e "Everydays", que - na minha opinião - tem um pezinho no jazz. "Expecting To Fly" é uma faixa que, pra mim, tem a cara do Neil Young que eu conheço de "Harvest Moon" e outras. Em "Good Times Boy", o Buffalo experimenta um pouquinho de soul. O álbum termina com "Broken Arrow", uma piração de Neil Young que mistura efeitos sonoros e arranjos eruditos ao som característico da banda.

Tudo isto posto, não vou mentir: achei Buffalo Springfield Again um disco bem bacana, mas nada assim... de outro mundo. Entende?

Nenhum comentário:

Postar um comentário