Google

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

The Rolling Stones | The Rolling Stones (1964)




Enfim chegou a estreia dos Rolling Stones aqui no Mil e Um. É mais uma banda da qual eu gosto bastante, mas na eterna rivalidade The Beatles x The Rolling Stones, fico com John, Paul, George e Ringo.

Quando The Rolling Stones foi lançado em 1964, a banda dos amigos de infância Mick Jagger e Keith Richard (sim, na época ele ainda não tinha o "s" no nome) já havia gravado alguns singles, que foram bem recebidos. Eram covers de Chuck Berry e Muddy Waters, além de uma gravação da música "I Wanna Be Your Man", de Lennon/McCartney. O repertório do primeiro LP dos Stones era composto quase que completamente por covers de R&B e Blues, e continha apenas uma composição da dupla Jagger/Richard.

Em 2003, Keith Richards disse o seguinte sobre o primeiro disco dos Rolling Stones:

          "... refletia o que costumávamos tocar no Crawdaddy - uma dieta regular de Jimmy Reed, Bo Diddley, Muddy Waters, com alguma coisa de Slim Harpo. O disco era o melhor do set! Nós o gravamos em um quarto cheio de caixas de ovos, usando um Revox de dois canais. O único profissionalismo que tinha era que o gravador ficava pendurado na parede, ao invés de estar em uma mesa... A gente se sentava e dizia 'Tá legal' ou 'Pára, vamos fazer de novo'".

O livro diz que:
The Rolling Stones não tem um material tão bom como o que o grupo lançaria nos anos seguintes - ou mesmo meses depois. Mas sua arrogante vulgaridade provocou um abalo sísmico no pop polido de então - e continua a repercutir até hoje.


Primeira formação dos Stones


Concluindo
The Rolling Stones não parece muito com o som dos Rolling Stones que conhecemos, mas dá pra perceber que é começo do caminho pra chegar lá. Nenhum grande sucesso da banda faz parte deste disco, mas isso não quer dizer que ele seja ruim. Também não quer dizer que seja uma verdadeira obra-prima. É um disco de covers, salvo por "Tell Me (You're Coming Back)", uma balada que, curiosamente, destoa um pouco das outras faixas. "I'm A King Bee" é um blues tocado num compasso um pouquinho acelerado, e "Mona (I Need You Baby)" soa bem parecida com "Not Fade Away", música do Buddy Holly que os Rolling Stones regravaram. Enfim, se fosse pra resumir em uma frase a minha opinião sobre o disco, diria que é o álbum de uma banda que estava começando a encontrar seu próprio som. E só.



Faltam 476 dias.
Faltam 955 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário