Google

sábado, 5 de novembro de 2011

A Hard Day's Night | The Beatles (1964)


Falar de uma das bandas que você mais gosta deveria ser uma tarefa fácil, né? Pois pra mim não é. Sempre fico com a sensação de que vou falar alguma bobagem. Essa sensação é zilhões de vezes mais forte quando se trata dos Beatles, não apenas porque eu gosto muito deles, mas porque muita gente gosta muito deles, e manja muito sobre eles, então, rola uma insegurança sem tamanho. Mas, como dizia Capitão Nascimento, "Missão dada é missão cumprida". Então, vamos lá!

***************

A Hard Day's Night é a trilha sonora do filme homônimo, que aqui no Brasil tem o nome de Os Reis Do Iê-Iê-Iê (Vocês acham esse título totalmente nada a ver? Pois saibam que em Portugal o nome do filme é Os Quatro Cabeleiras Do Após-Calypso! Uma coisa é fato: nossos irmãos lusitanos foram muuuuuito mais criativos na "tradução".). Foi o primeiro disco dos Beatles a trazer apenas composições da dupla Lennon/McCartney. O resultado disso tudo foi o primeiro lugar nas paradas por 21 semanas. Tá bom pra você?

O livro diz que:
Desde o inconfundível toque da Rickenbacker de 12 cordas de Harrison na abertura da faixa-título, o álbum é uma lição de como tocar guitarra de forma simples, mas superlativa. Consciente dos deslizes cinematográficos cometidos por seu ídolo Elvis, Lennon insistiu para que o filme Os Reis Do Iê-Iê-Iê tivesse qualidade e fosse mais do que "uma obra pop de merda" e o álbum seguiu exatamente o mesmo padrão.




Concluindo
Impossível não gostar de A Hard Day's Night. É o terceiro disco dos Beatles, e é claro que ainda não existe aqui a maturidade de Abbey Road ou Let It Be, mas mesmo assim é muito bom. Difícil achar alguém que não goste da faixa que dá título ao álbum, ou de "I Should Have Known Better", ou de "Can't Buy Me Love". Vai dizer que quando você ouve "If I Fell" não fica pensando naquela pessoa? E que não curte o bolerinho "And I Love Her"?

A Hard Day's Night não é o melhor álbum dos Beatles, mesmo. Acontece que é rock no seu estado mais puro, feito pra agradar a massa, mas nem por isso feito de maneira simplista. Além disso, é um registro do auge da Beatlemania, quando as barreiras entre continentes caíram e o quarteto inglês estourou no mundo inteiro. Foi a primeira de tantas "manias" - algumas boas, outras nem tanto; nenhuma melhor, acredito - que vieram depois. São "detalhes" como estes que fazem de A Hard Day's Night não só um dos 1001 discos para ouvir antes de morrer, mas também um dos discos mais importantes da história da música como um todo.


Faltam 478 dias.
Faltam 959 discos.



P.S.: Juro que tentei escrever um post legal sobre A Hard Day's Night, mas hoje foi um dia cheio. Pra vocês terem uma ideia, esse post foi feito "à prestação", foram várias interrupções, e o que era pra levar cerca de uma hora pra ficar pronto, levou muuuito mais tempo. Pra mim, o texto está bem aquém da qualidade do disco, mas dentro das possibilidades, fiz o melhor que pude. Desculpem se não tiver ficado legal.
P.S. 2: Vontade de jogar Beatles Rock Band!

Nenhum comentário:

Postar um comentário