Google

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bringing It All Back Home | Bob Dylan (1965)



Chegamos ao 50° disco deste desafio! Tudo bem que não é nem dez por cento do que eu tenho que ouvir, mas é um número significativo, vai? Pô! São cinquenta discos que eu nunca tinha escutado! E este 50° disco é de ninguém mais, ninguém menos que Bob Dylan. A faixa de abertura do disco é uma música que eu gosto bastante, e que tem um dos melhores clipes ever! Assim fica fácil comemorar!




Bringing It All Back Home é o quinto disco de estúdio de Bob Dylan, e o primeiro em que há o uso de instrumentos elétricos. No Lado A, Dylan toca com uma banda de apoio, coisa que o afastou um pouco dos seus colegas da música folk. Já no Lado B, acústico, ele se distancia das músicas de protesto pelas quais ficou conhecido. Foi o primeiro disco de Bob Dylan a entrar no Top 10 da Billboard, alcançando a sexta posição.


O livro diz que:
O lado A, a metade elétrica, explode em folk: "Outlaw Blues" e "On The Road Again" são turbulentos blues de 12 compassos; "Subterranean Homesick Blues" é uma cadeia de pensamentos nonsense baseada em "Too Much Monkey Business", de Chuck Berry; "She Belongs To Me" e "Love Minus Zero/No Limits" são suaves canções de amor. O outro lado do LP deveria ter agradado aos puristas, mas mesmo Dylan sozinho com o violão era demais para eles àquela altura: o que "Mr. Tambourine Man" ou "Gates Of Eden" tinham a ver com a dignidade dos trabalhadores? O que queriam dizer?




Concluindo
Digamos que o disco é assim tão bom que eu nem sei nem por onde começar. Eu já tinha gostado muito de The Freewheelin' Bob Dylan, mas talvez Bringing It All Back Home seja ainda melhor. Acho que talvez pela capacidade de Dylan de se reinventar, de uma certa forma, e colocar um pouco de rock e blues no seu  som, que já era bom. E ao mesmo tempo em que ele se reinventa, ele ainda mantém suas raízes na música folk. 

Gostei bastante do Lado A do disco, com a banda de apoio, guitarra elétrica e tal. Levando em consideração que ele começa com "Subterranean Homesick Blues", já dá pra ter uma ideia do que está por vir. Mas, confesso, gostei mais ainda do Lado B. "It's Alright Ma (I'm Only Bleeding)" é simplesmente fantástica. Quanto a "Mr. Tambourine Man" e "It's All Over Now, Baby Blue", acho que nem preciso dizer nada, né? Verdadeiros clássicos!

Uma coisa bem legal que este desafio está me proporcionando é a chance de conhecer melhor cantores e bandas que eu só conhecia por uma ou duas músicas, ou então, pelos bons e velhos discos de Greatest Hits. É o caso do Bob Dylan: tenho uma coletânea dele em CD que ouvi bastante uma época; depois de um tempo, só de vez em quando. Por causa desse blog, em apenas dois discos, já ouvi músicas sensacionais do Dylan que talvez eu jamais fosse escutar. E se eu já gostava do Dylan que eu conhecia daquele CD duplo que, se não me engano, se chama The Essential Bob Dylan, agora gosto ainda mais.

How cool is that?



Faltam 475 dias.
Faltam 951 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário