Google

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bert Jansch | Bert Jansch (1965)



Bert who?!?

O escocês Bert Jansch foi um lendário compositor e guitarrista, largamente conhecido como um dos músicos mais influentes de todos os tempos. Começou a executar sua síntese única de folk, blues e jazz na primeira metade dos anos 60, quando foi de carona de Edimburgo até Londres. Seu primeiro disco, Bert Jansch, foi gravado com um violão emprestado e um equipamento de gravação portátil em um apartamento em Camdem Town. A Transatlantic Records comprou o álbum por 100 libras. Quando foi lançado, vendeu 150.000 cópias, e Jansch causou grande impacto com sua técnica de violão inovadora e suas canções poderosas. Até hoje é citado por músicos como Jimmy Page, Neil Young, Noel Gallagher e Devendra Banhart, entre outros.


O livro diz que:
As músicas, marcadas por uma guitarra fluida e supreendentemente bem tocada, trazem o selo da forte personalidade de Jansch - da abertura leve com "Strolling Down The Highway" à pungente "Needle Of Death", sobre um amigo que morreu de overdose de heroína; da reflexiva e arrepiante "Running From Home" à aula de guitarra de "Angie", composta por Davy Graham e, mais tarde, gravada por Simon e Garfunkel.






Concluindo
O que eu acho mais bacana nos artistas folk é o seguinte: eles definitivamente não precisam de muito pra fazer boa música. O primeiro disco da Joan Baez foi gravado em cima de um tapete velho no salão de um hotel; Bert Jansch gravou seu disco de estreia com um violão emprestado e um gravador portátil. Bert Jansch é fodástico de bom  (mals aê, mas não consegui pensar em outra palavra!). Ele é um grande letrista, mas o que me chamou atenção mesmo foi o tanto que o cara toca bem. Muito melhor que Dylan, que Baez, que Jack Elliot... É simplesmente impossível não se apaixonar pelo som de Jansch!


Faltam 466 dias.
Faltam 945 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário