Google

sábado, 22 de outubro de 2011

Dance Mania, Vol. 1 | Tito Puente (1958)



Você talvez conheça Tito Puente por causa da canção "Oye Como Va", que foi regravada por Carlos Santana nos anos 70. Mas a importância deste norte-americano de descendência porto-riquenha para a música vai muito além.

Tito Puente é reconhecido por sua enorme contruibuição à música latina. Teve Machito como seu mentor, e além de um famoso band leader, foi também percussionista, compositor e arranjador. Gravou mais de 100 álbums, publicou mais de 400 canções e ganhou 5 prêmios Grammy durante sua carreira. É conhecido como nada mais, nada menos que o "Rei do Mambo".

Nos anos 50, o mambo e o cha-cha-cha eram a sensação do momento. A música se tornava um catalisador capaz de juntar pessoas de diferentes raças e etnias. Em New York, a banda de Tito Puente era considerada uma das três melhores orquestras da cidade. É neste contexto que surge Dance Mania, Vol. 1. Foi o primeiro disco de ritmos cubanos sem um apelo comercial sentimentalista, e também o primeiro álbum de mambo com vocais em espanhol. Teve forte influência nos músicos que moldariam a próxima década do latin jazz, e até hoje é o disco de mambo mais vendido de todos os tempos.

O livro diz que:
Dance Mania também marcou a estreia do vocalista da banda de Puente, Santitod Colón, que, com sua voz sedutora, podia incendiar ou seduzir o público. "El Cayuco", a faixa de abertura, desliza pelas ruas dos subúrbios com um sincopado bem orquestrado, instigado pelo hipnótico trabalho de Puente nos címbalos e pelo toque destacado da trompa. Puente mostra seu talento de percussionista em várias outras faixas extraordinárias de estilos diversos: na instrumental "Hong Kong Mambo", ele toca marimba como gosta, enquanto na majestosa "Estoy Siempre Junto A Ti" enquadra toda a música em seu vibrafone fluido e, muitas vezes, contido.




Concluindo
Pense na música latina como você a conhece hoje. Aquele famoso cha-cha-cha... Então, começou aí. Claro que existem outras coisas que vieram antes e que levaram a isso, mas, enfim, é aí que tem início aquele "mambo bem caliente", como dizia Heleninha Roitman.

Não tenho nada de muito extraordinário para dizer sobre Dance Mania, Vol. 1. Sou suspeita pra falar de ritmos latinos, porque gosto muito deles e morro de vontade de aprender a dançar salsa, mambo e afins. O disco de Tito Puente é muito bom, impossível não notar como influenciou toda a música latina que veio depois. Aquela influência africana que grita no disco de Sabu e aparece um pouco também no de Machito, aqui surge já bem tímida em "Hong Kong Mambo" e "Mi Chiquita Queire Bembe". A força das músicas está nos metais e na percussão. 

Pra ficar perfeito só faltou um mojito, uma ilha caribenha e um latin lover pra me ensinar a dançar mambo! rs



Faltam 492 dias.
Faltam 986 discos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário