Google

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Back At The Chicken Shack | Jimmy Smith (1960)



Era uma vez um rapaz chamado Jimmy Smith que resolveu comprar um órgão Hammond B-3, que era um instrumento muito característico das igrejas nos Estados Unidos. Jimmy alugou um galpão, e lá ficou por cerca de um ano, somente com seu órgão e sua música. Quando ele finalmente saiu de lá, havia criado um som novo, que revolucionou totalmente a maneira como o tal órgão Hammond B-3 era tocado. Foi assim que nasceu o Soul Jazz, que fez com que Smith fosse chamado de "O Incrível" pela indústria musical nos anos 60.

O livro diz que:
Back At The Chicken Shack é, sem dúvida, o melhor álbum de Smith, com um balanço incansável, harmonicamente sofisticado e autêntico. Gravado em 25 de abril de 1960, o disco revelou o saxofonista Stanley Turrentine, mas também foram cruciais as contribuições da guitarra elegante e econômica de Kenny Burrell e da bateria irresistível de Donald Bailey.




Concluindo
Primeiro, preciso dizer que adorei o nome desse disco e a foto da capa. O curioso é que embora se chame Back At The Chicken Shack (De Volta Ao Galinheiro), achei o som que Jimmy Smith mostra neste álbum algo totalmente sofisticado. Existe um certo minimalismo nas músicas, nada é exagerado demais, alto demais, enfim, nada é demais. O único exagero é o talento de Smith no órgão e de Turrentine no saxofone.

Back On The Chicken Shack é um disco gostoso de se ouvir. Não sei se me expresso bem aqui, mas acho que chega a ser elegante, justamente pela falta de exageros, solos longos ou altos demais. Jimmy Smith já ganharia pontos comigo de qualquer forma, pois pegar um instrumento que era usado apenas nas igrejas, subverter totalmente a forma como ele é tocado e ainda criar um novo estilo musical em cima disso não é pra qualquer um.



Faltam 486 dias.
Faltam 973 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário